Blog

2020 – uma nova década de tendências inovadoras

2020 – uma nova década de tendências inovadoras

O ano de 2020 não vai marcar somente o início de uma nova década, mas também vai dar o pontapé inicial a uma nova era de tendências inovadoras. Você está preparado para ela?

Neste artigo vamos conhecer as novas tendências que irão impactar diretamente o seu negócio no ano de 2020. Vamos conhecer?

Novas tendências – o que esperar?

 

Muito se fala sobre tendências, mas o que seria ela de fato? Pode-se dizer que tendência é algo habitual, que é popular. É também fazer menção à força que imprime determinado movimento ou orientação.

Quando se fala no universo dos negócios, a tendência se faz referencia a um padrão de mudança gradativa em um comportamento, condição, produto ou uma metodologia dos consumidores e seu negócio.

Porém conseguir identificar uma tendência não é simples, é uma dinâmica que requer análise, uma boa percepção do comportamento dos consumidores, estar ligado nas notícias e nas movimentações de mercado.

E claro, ter um olhar futurista.

Tendências Inovadoras – o que você não pode deixar de conhecer

 

Estas são as tendências de mercado que você não pode deixar de conhecer para o ano de 2020

  1. Economia colaborativa

A  economia colaborativa é um mercado em que os consumidores confiam uns nos outros, em vez de nas grandes empresas, para atender os seus objetivos e necessidades.

As economias colaborativas representam em dar, trocar, tomar empréstimos, negociar, alugar e compartilhar produtos e serviços por meio de uma taxa, entre uma pessoa que tem algo e uma pessoa que precise de algo, normalmente com o apoio de um intermediário na web.

Uma economia colaborativa também pode ser popularmente conhecida como “economia compartilhada “ ou “economia ponto a ponto”.

  1. O digital como foco

É tudo sobre ser digital e criar uma experiência inesquecível para os usuários. E a concorrência está aí para comprovar isso: cada vez mais se investe no digital.

O digital deve ser o centro das atenções nesse mundo de tendências inovadoras. O foco deve ser totalmente voltado para a experiência do consumidor.

Senão as empresas irão correm um grande perigo de serem engolidas e sumir do mapa digital.

  1. A experiência do consumidor como norte

A forma como o mundo digital está cada vez mais presente na vida dos consumidores, é possível se dizer que se tornou uma ideologia pelo atendimento com excelência para suprir as necessidades de um usuário.

E isso se aplica a todas as plataformas digitais que ele utilize, abrangendo  todas as questões da interação do consumidor com a empresa em questão e também com seus serviços e produtos.

Algumas das tendências para a experiência do usuário como um norte em 2020 são:

  • Conteúdo de vídeo e conteúdo personalizado
  • Minimalismo
  • Ilustrações, gráficos líquidos
  • UX responsivo, gráficos 3D personalizados (animados e estáticos)
  • Design de UX para modelos de negócios.
  1. Negócios exponenciais

Organizações exponenciais, em resumo, são aquelas que as pessoas se apaixonam por elas, como por exemplo, Netflix, Uber e Nubank.

E para o ano de 2020 não poderia ser diferente, elas tendem a ter um vasto campo em desenvolvimento, e algumas características favorecem essa verdade:

  • Capacidade de antever as demandas de mercado
  • Uso com engenhosidade da tecnologia digital
  • A competência na comunicação e um forte posicionamento de marca
  1. Trabalho via Home Office

 

O trabalho via home Office ainda é uma forte tendência para 2020.

Ao contrário do que muita gente acredita, o trabalho via home Office ainda é uma forte tendência para 2020.

Este será um ano em que os escritórios em casa atingirão o seu ponto máximo, e isso se deve ao fato da curva da transição para o digital.

  1. Nova era do marketing

O ano de 2020 será um ano de fixar toda uma nova era para o marketing, que irá muito além de desempenho e métricas, e a lealdade e contentamento do usuário.

O marketing vai ser a base da operação de linha de frente no mercado, sempre em busca do conhecimento e compreensão dos clientes.

E para isso algumas funções práticas como aumentar a inovação em produtos, processo e serviços deverão ser colocadas em ação.

  1. A automação de serviços

Essa será também uma tendência que irá marcar presença em 2020, a automação de serviços como a implementação de bots.

Assim, irá acabar com a necessidade de se fazer tarefas que são repetitivas de forma  manual e que tem por base regras que compreendem dados estruturados.

  1. Segurança e a privacidade de dados

2020 será um ano em que entrará em vigor com mais força a Lei Geral de Proteção de Dados, que determina regras para a coleta, armazenamento e compartilhamento de dados pessoais.

Como podemos te ajudar a crescer? Entre em CONTATO com a gente!
WhatsApp chat