Blog

Foresight estratégico: o que é e porque é importante

Foresight estratégico: o que é e porque é importante

A prospectiva estratégica (foresight estratégico) é um princípio que as empresa utilizam para reunir e processar dados sobre seu futuro ambiente operacional.

Essas informações podem incluir, como por exemplo, tendências e desenvolvimentos em seus âmbitos político, econômico, social, tecnológico e jurídico.

Foresight estratégico –  O que é.

 

Embora a disciplina de inteligência de mercado já é algo que exista a algum tempo, o foresight estratégico é mais ou menos novo em empresas e organizações.

Sendo assim, muitas pessoas ainda não estão acostumadas com seu conceito e, como atividade organizacional, não é tão colocada em prática quanto, a exemplo do monitoramento de concorrentes e a análise de mercado.

No entanto, a falta de um programa prospectivo confiável pode ter consequências desastrosas para todos os tipos de organizações.

Muitas pessoas nas empresas imaginam que podem antever desenvolvimentos em seu setor, mas os riscos mais cruciais ou as maiores oportunidades geralmente aparecem em outros setores.

É fundamental se ter um amplo conhecimento das mudanças na indústria e na sociedade.

Mas um amplo entendimento dessas mudanças não é bastante. Ainda que se possa entender bem as mudanças que ocorrem nos próximos 2 a 3 anos, é mais complicado de se atentar as mudanças a longo prazo.

 À medida que se aumenta as possibilidades de tempo, as oportunidades se ampliam e uma variedade de futuros possíveis surgem.

O que as empresas devem então buscar fazer depois de identificar uma multiplicidade de futuros possíveis?

A primeira coisa importante de se fazer é detectar os futuros possíveis e daí verificar os futuros com maior possibilidade de serem colocados em prática.

É importante então identificar os principais fatores de mudança e monitorá-los sistematicamente.

Então, algumas organizações podem ter uma forte visão de seu futuro preferido e tomarão medidas para influenciar os desenvolvimentos, e assim aumentar as chances de esse futuro se tornar verdadeiro.

No entanto, as equipes de gerenciamento reconhecem que qualquer um dos diferentes cenários é possível e farão o possível para garantir que sua organização esteja pronta para muitos futuros diferentes.

Por que o  foresight estratégico é importante?

 

Foresight estratégico
Sem o foresight estratégico, uma empresa pode ter uma boa percepção das tendências de curto prazo

Sem o foresight estratégico, uma empresa pode ter uma boa percepção das tendências de curto prazo. Ou mesmo tendências gerais de longo prazo na sociedade.

Mas com um mundo interconectado, onde as mudanças estão ocorrendo cada vez com mais rapidez, e onde os limites entre as indústrias estão se dissipando, é necessário mais.

Uma pequena startup hoje pode tirar o lugar da maior empresa do mundo amanhã. A instabilidade política pode mudar o equilíbrio de poder e ter consequências generalizadas em todo o mundo.

As organizações querem entender com mais detalhes como o mundo está mudando e como eles podem tirar o máximo proveito dessas mudanças.

O grande objetivo do foresight estratégico é contribuir nessa tarefa difícil. E, é claro, garantir que as organizações tomem decisões informadas com base em visualizações cuidadosamente analisadas de cenários futuros alternativos.

Se você estiver interessado em aprender como a C4W Labz pode tornar sua empresa mais ágil, entre em CONTATO!

 

WhatsApp chat