Blog

Chatbots – Tudo o que você sempre quis saber sobre

Chatbots – Tudo o que você sempre quis saber sobre

Acomode-se na cadeira, pegue sua xícara de café e prepare-se para ler sobre tudo o que você sempre quis saber sobre chatbot.

Vamos começar pelo básico: o que é um chatbot? 

Um bot é um software de inteligência artificial, que é criado para realizar uma gama de tarefas por conta própria e sem a ajuda de um humano.

Ele pode fazer várias coisas, como realizar uma reserva em um restaurante, coletar e mostrar informações para seus usuários e até mesmo marcar uma data em um calendário virtual.

Um chatbot simula a interação e conversa com uma pessoa e cada vez mais está presente no dia a dia das pessoas, frequentemente nos aplicativos de mensagens.

São versáteis e se adaptam facilmente aos comandos, ajudando a resolver os diferentes problemas nos negócios, de forma mais eficaz e rápida.

Os chatbots podem auxiliar a informar um usuário ou ajudá-lo a realizar uma tarefa.

Existem dois tipos de chatbots: bots baseados em regras e bots de Inteligência Artificial.

O chatbot que utiliza a abordagem baseada em regras, um bot responde a perguntas com base em algumas regras nas quais ele é treinado. 

Essas regras que já foram definidas podem ser simples ou complexas. 

Assim, a geração desses bots é relativamente direta, utilizando alguma abordagem baseada em regras, mas o bot não é eficiente em responder perguntas, cujo padrão não coincide com as regras nas quais o bot é treinado.

E para que um chatbot possa fazer mais do que exclusivamente responder perguntas, ele deve estar conectado a uma Inteligência Artificial (IA). 

A IA é a tecnologia que possibilita ao bot aprender com as interações que mantém com os usuários finais. 

E por trás desses conhecimentos, existem plataformas de análise e integrações com APIs, entre outras coisas, que sustentam a IA e suportam recursos para que o chatbot seja capaz de fornecer ao usuário respostas completas e corretas.

Mas então, para que eles servem? 

 

Existem dois tipos de chatbots: bots baseados em regras e bots de Inteligência Artificial.

Eles podem funcionar como assistentes virtuais, sendo utilizados como atendimento ao cliente, respondendo a perguntas simples e ajudando os seus usuários a reservar serviços, ter mais informações sobre o seu produto ou serviço.

Esta é uma forma de acelerar esses tipos de tarefas, pois deixam que os agentes humanos se concentrem em problemas mais relevantes.

E mais: permite que a empresa tenha um serviço 24/7 para atender às necessidades de seus clientes.

Podem funcionar também como gerador de conteúdos, permitindo às empresas a terem soluções cognitivas, pois os bots aprendem automaticamente com todos os dados que coletam. 

Isso permite que eles se adaptem quando o comportamento do mercado muda, e aprimoram de forma contínua o desempenho à medida que mais dados chegam.

Você pensa que acabou? Não!  Ele ainda realiza a automação de processos manuais.

A inteligência artificial está automatizando rapidamente os processos cognitivos mecânicos e de rotina, o que acaba deixando mais tempo para a inovação. 

A utilização de algoritmos inteligentes, por exemplo, pode automatizar o processo de coleta de dados de vários relatórios e realizar uma análise para precisar a lucratividade de um caminho de negócios específico.

Criar um chatbot simples não tem nada de complicado, porém é conveniente deixar o desenvolvimento nas mãos de especialistas.

Nós da C4W oferecemos soluções de inteligência artificial. 

Assim, o processo pode ser muito simples se você deixar o processo nas mãos certas. Entre em CONTATO com a gente!
WhatsApp chat