Blog

Chatbot – 5 maneiras poderosas de usá-lo

Chatbot – 5 maneiras poderosas de usá-lo

Você sabia que um chatbot pode pode transformar a experiência de um cliente? 

Eles vem mudando a forma como as empresas estão interagindo com seus clientes, mas para isso um chatbot precisa fornecer um atendimento de alta qualidade.

Assim, essas mudanças acabam sendo sempre positivas.

Um chatbot é um software que interage com seres humanos através de uma interface de bate-papo. 

Essa interação acontece no site ou até mesmo no aplicativo da empresa ou também nas plataformas como o Skype, o Facebook Messenger e o Whatsapp.

Ainda que as vantagens para uma empresa em usar chatbot inclua a redução de custo, quem é verdadeiramente campeão sempre será o cliente.

Conheça agora 5 maneiras poderosas de usá-lo a favor da sua empresa, aprimorando a experiência do cliente.

 

  • Atendimento ao cliente 24/7 

A sua equipe de suporte de bate-papo ao vivo precisa descansar, mas seu chatbot não.

Normalmente as necessidades dos clientes acontecem sempre fora do horário comercial, e ainda assim precisam de respostas para suas dúvidas ou problemas.

E então é aí que os chatbots se tornam vitais: eles dão aos clientes as respostas para suas dúvidas a qualquer momento do dia.

Assim, seus clientes não precisam aguardar horas e horas para ter um retorno.

E há aqueles chatbots que dão a sensação de estar conversando com um humano, o que torna a comunicação mais pessoal.

  • Consultas infinitas, chance zero de arrogância

Ainda que os chatbots sejam pensados e desenvolvidos para imitar a inteligência humana, outros sistemas foram desenvolvidos para  lidar com tarefas monótonas ou repetitivas, como cálculos ou pesquisas em bancos de dados.

Mas o propósito de um chatbot não deve ser criar um artifício perfeito de uma conversa com um humano, mas sim atender as necessidades do usuário.

Um chatbot deve ser habilidoso para executar ações que potencialize as suas chances de sucesso para chegar aos objetivos específicos.

E se a vontade de um cliente incluir que a sua senha seja refeita pela sexta vez em uma semana , seu chatbot não irá se importar. 

  • Reinvente seus formulários

Quando umas empresa precisa de informações sobre seus clientes, é necessário que eles preencham um formulário, muitas vezes longos e chatos.

E caso o cliente decida responder, ainda sim ele o fará a contra gosto.

Por outro lado, um chatbot melhora o cenário.

Eles podem conseguir as mesmas informações que qualquer outro formulário, mas sem o conflito e a carga cognitiva que se obtém quando um usuário olha para um formulário com 10 campos obrigatórios.

  • Pouco estresse
Nos dias atuais, os clientes preferem usar o chatbots para satisfazer necessidades específicas.

A grande maioria dos clientes tem receio de entrar em contato com o suporte ao cliente.

As formas atuais de lidar com chamadas de suporte ao cliente pouco fizeram para facilitar o medo de um cliente em conseguir falar com um atendente. 

Nos dias atuais, os clientes preferem usar o chatbots para satisfazer necessidades específicas. 

Os chatbots podem realizar tarefas muito necessárias, como resolver problemas,diminuir o tempo necessário para resolver problemas, reduzir o tempo para obter um serviço ao cliente representante no telefone e agiliza todo o processo de atendimento ao cliente.

Assim, os usuários conseguem obter com pouco estresse a solução para seus problemas

  • Uma jornada mais tranquila

Para simplificar o processo de compra do cliente, o seu chatbot pode aparecer em qualquer página de produto para disponibilizar informações adicionais, conteúdo de vídeo ou até mesmo um código de desconto.

Os chatbots também podem auxiliar os clientes no procedimento de coleta de informações, como o item que querem comprar, o método que desejam usar para comprar o item e como desejam que ele seja enviado. 

Quem sabe até as temidas taxas de abandono de carrinho de compras também finalmente caiam.

Vamos crescer o seu negócio? Entre em CONTATO com a gente!
WhatsApp chat