Blog

3 formas pelas quais a tecnologia afetará o futuro do atendimento ao cliente

3 formas pelas quais a tecnologia afetará o futuro do atendimento ao cliente

Muito se fala sobre o entusiasmo com as novas tecnologias em atendimento ao cliente, como as mensagens em tempo real, chatbots e a inteligência artificial (IA).

Porém com o surgimento das novas tecnologias surgem também os desafios. Ainda existe uma curva acentuada de aprendizado quando se refere a aprofundar e se adaptar às novas tecnologias.

De certa maneira, elas podem trazer a tona a preocupação que a maioria das pessoas sentem em relação a alguma nova tecnologia: será que isso irá nos substituir?

A resposta básica é não! Essas novas tecnologias servem fundamentalmente para ajudar os profissionais de atendimento ao cliente a desempenhar seus trabalhos com mais eficácia.

Estas tecnologias podem mudar o seu trabalho, mas é aí que se dá pra ter uma ideia do futuro da tecnologia de serviço e como isso pode mudar a sua rotina de trabalho.

A tecnologia no futuro do atendimento ao cliente

 

Estas ferramentas das quais vamos falar um pouco neste artigo melhoram a eficiência do fluxo de trabalho e facilitam as empresas a fornecer soluções eficazes para seus clientes.

A adesão da tecnologia contribui para que as empresas possam gerenciar com mais eficiência a crescente demanda por um excelente atendimento ao cliente.

  1. Bots e IA auxiliarão os profissionais, não irá substituí-los

Hoje em dia a maioria dos “bots” são lógicas fragmentadas e ramificadas, exibidas em uma interface de usuário de conversação. como Facebook Messenger.

Os bots são apenas um modo de interação diferente para o conhecimento existente, e é outra maneira de envolver seus clientes.

A interface do usuário de conversação é uma ótima maneira de as empresas aparecerem na vanguarda da inovação.

É uma matemática extremamente inteligente, transformada em experiência.

A oportunidade de curto prazo com bots é dupla, pois eles podem estar lá quando você não pode e podem melhorar o autoatendimento para os clientes e reduzir as despesas para os fornecedores, fornecendo um método novo, repetitivo e barato de comunicação.

No grande esquema, quando os bots e a IA se tornarem parte principal de toda equipe voltada para o cliente, os líderes poderão realocar os representantes de suporte ao cliente na organização de sucesso do cliente.

Porque assim terá menos urgência de respostas repetitivas às perguntas , e uma maior necessidade de ajudar os clientes a crescer e obter valor com os produtos e serviços que já compraram.

  1. O atendimento ao cliente será orientado por dados
tecnologia
Independentemente da tecnologia de serviço estabelecida, ela deve abranger uma maneira de medir quantitativamente seu sucesso.

Independentemente da tecnologia de serviço estabelecida, ela deve abranger uma maneira de medir quantitativamente seu sucesso.

Sem isso, não há como provar se o software adicionado está sendo proveitoso.

Assim, à medida em que as empresas continuarem utilizando a tecnologia de serviço, suas equipes de atendimento ao cliente ficarão muito mais sujeitos da análise do sucesso desses programas.

Com essa alteração deve haver um fluxo notável de dados valiosos circulando pelos departamentos de atendimento ao cliente.

A tecnologia de serviço indica uma variedade de informações sobre as interações com os clientes, que são usadas para identificar necessidades ou obstáculos desatentos do cliente.

As equipes de marketing e vendas serão grandes interessadas nesses dados, porque também podem coloca-las em prática aos seus projetos, podendo utilizar essas informações para evidenciar novos obstáculos e anotá-los no mapa de jornada do cliente.

As equipes de vendas desejam que esses dados compreendam as necessidades relevantes dos clientes, nas quais eles podem tocar durante seu discurso de vendas.

Assim, a adesão da tecnologia de serviço levará a uma nova demanda por dados de atendimento ao cliente que podem ser positivos em toda a empresa.

  1. As mensagens em tempo real ultrapassarão o email

Será então o fim do email e o domínio total do bate-papo ao vivo?

A melhor resposta para isso : sim e não. Os usuários esperam que você esteja sempre ativo e a maioria deles prefere comunicar-se usando o bate-papo do que por telefone ou e-mail.

Essa expectativa de mensagens em tempo real e capacidade de resposta também se infiltra em outras mídias, mas é esperado que as conversas e o bate-papo no local sejam em tempo real.

O mundo opera em tempo síncrono agora , o que quer dizer que sua empresa precisa aprimorar suas tecnologias e estratégias de comunicação enquanto ainda usa o email para compartilhar documentos e comunicações importantes com os quais seus clientes desejam voltar sempre.

Como podemos te ajudar a crescer? Entre em CONTATO com a gente!
WhatsApp chat