Blog

O que é um Design Sprint e por que é importante?

O que é um Design Sprint e por que é importante?

 

O Design Sprint é uma técnica de negócios, inovação, ciência comportamental e muito mais, agrupado em um processo passo a passo que qualquer equipe pode usar.

A metodologia do design sprint é centrado no usuário.

Ele gera serviços e produtos com base em uma sólida compreensão das necessidades e desejos do usuário e estimula a receber um feedback e validação diretamente no final do sprint.

Mas afinal, o que é realmente um Design Sprint?

 

Um Design Sprint é um processo exclusivo de cinco dias para validar ideias e resolver grandes desafios por meio de personificação e teste de ideias com os consumidores.

O Design Sprint leva em consideração todos os pontos de vista. Ele junta todas as pessoas importantes em um só lugar.

Isso quer dizer que existe menos processos e estruturas, porque isto facilita a colaboração entre equipes. Ele é também eficaz e efetivo, pois ele elimina todas as ineficiências e discussões ineficazes.

Além disso, ele gerencia as expectativas das partes interessadas. Existe uma maior visibilidade e alinhamento claros de todos logo no primeiro dia.  

O sprint contribui para conseguir se ter uma visão clara dos objetivos antecipadamente. Ele obriga a tomada de decisões críticas e a solucionar impasses complexos rapidamente.

Assim, a equipe pode economizar meses de custos de projeto, engenharia e desenvolvimento, podendo colocar o produto no mercado com mais rapidez porque se concentrou na coisa certa.

Nestes cinco dias, o Design Sprint ajuda a:

  •         Compreender, mapeando o problema e escolhendo uma área importante para colocar o foco.
  •         Idealizar, traçando soluções no papel.
  •         Determinar, tomando decisões e transformando as ideias em uma suposição que possa ser testada.
  •         Prototipar, desenhando um protótipo realista.
  •         Testar, obtendo assim o de usuários reais ao vivo.
O que é necessário para executar um Design Sprint?

 

Para o sucesso do Design Sprint, algumas pessoas são peças fundamentais e cada uma com a sua função.

  1. Tomador de decisões : seja ele o CEO ou o executivo sênior, eles precisam se incluir nas discussões desde o início, pois sua escolha influenciará a meta do sprint e o produto final.
  2. Facilitador: ele conduz todo o progresso da equipe durante o Design Sprint e assegura que todos estejam fazendo a sua parte. É necessário que eles permaneçam imparciais em sua opinião quando se trata de tempo de decisão.
  3.  Especialista em marketing:  esta é a pessoa qualificada e indicada para a elaboração de mensagens da empresa para seus clientes.
  4. Atendimento ao cliente: são eles que se comunicam com os clientes com frequência e realmente entendem quem são seus usuários.
  5. Especialista em design: é ele quem projeta o produto e auxiliam realizar a visão de metas.
  6. Especialista em tecnologia: ele é quem está na melhor posição para entender o que a empresa pode construir e entregar.
  7. Especialista financeiro: é ele que pode explanar quanto custará o projeto e quanto a empresa pode esperar obter em troca.
Design Sprint : processo exclusivo de cinco dias

 

Com este processo de cinco dia, dividir cada tarefa para o dia específico da semana, facilita e muito na hora de se colocar em prática. Vamos conhecer?

  •         Segunda-feira – Entender o problema

No início do sprint, é necessário ter uma meta definida de longo prazo.Isso deve servir como o farol de luz para que todos se movimentem na mesma direção.

Uma vez determinado, é fundamental transformar a meta em itens acionáveis, reformulando suas suposições e obstáculos em perguntas de sprint.

  •         Terça-feira – Idealizar as soluções

Encorajar a equipe a pesquisar concorrentes e encontrar exemplos de produtos já existentes que possam servir de inspiração para sua solução.

  •         Quarta-feira – Tomada de decisão

Decida a melhor solução para prototipar.

  •         Quinta-feira – Crie um protótipo

Depois feito o storyboard, é necessário se dedicar o dia todo à construção do protótipo.

  •         Sexta-feira – testar o protótipo com os usuários

Quando se trata de testes de usuários, é sugerido que só é necessário entrevistar cinco usuários que se encaixem no seu perfil de cliente-alvo.

Faça o uso de uma tabela em um quadro branco dividido em cinco colunas para os cinco clientes e linhas para cada área ou tarefa do protótipo que eles abordaram.

Assim, podemos dizer que um design de Sprint é uma técnica que envolve o desenvolvimento de cinco fases um tempo reduzido, que utiliza o design thinking com a finalidade de reduzir o risco ao trazer um novo produto, serviço ou recurso ao mercado.

Como podemos te ajudar a crescer? Entre em CONTATO com a gente!
WhatsApp chat