Blog

Design Thinking – o que é?

Design Thinking – o que é?

Tentar entender o seu público hoje em dia não é uma tarefa fácil, mas através de ferramentas e de um processo interativo, ela se torna simples e uma poderosa arma para o sucesso do seu produto ou serviço. E o Design Thinking é uma delas.

Os seres humanos desenvolvem de forma natural certos padrões de pensamento modelados em atividades repetitivas e conhecimentos comumente acessados. 

Com isso, a rápida aplicação das mesmas ações e conhecimentos em situações que lhe são semelhantes ou familiares tem o potencial de impedir o desenvolvimento de novas formas de ver, entender e resolver problemas de maneira rápida e fácil.

E o que o Design Thinking tem a ver com isso?

 

Primeiramente vamos entender o que é de fato o Design Thinking.

Design Thinking é o modo de pensar dos designers, em busca de soluções práticas e criativas.

É também um processo interativo ao qual se pretende entender o usuário, instigar suposições e redefinir problemas na tentativa de identificar estratégias e soluções alternativas que podem não ser diretamente aparentes com o nível inicial de compreensão.

O Design Thinking propicia ainda uma abordagem baseada em soluções para resolver problemas.

É uma forma de pensar e trabalhar, e também um conjunto de métodos práticos.

Assim sendo, o Design Thinking gira em torno da importância em desenvolver uma compreensão das pessoas para as quais se está projetando os produtos ou serviços. 

Esse modo de pensar pode ser dividido em 5 passos, como você vai ver logo mais.

design thinling
É uma forma de pensar e trabalhar, e também um conjunto de métodos práticos.

Os 5 passos para o sucesso do Design Thinking.

 

O Design Thinking é muito útil na abordagem de problemas que são mal definidos ou que desconhecidos, reenquadrando o problema de formas centradas no ser humano.

Então conheça  os 5 passos para o sucesso do Design Thinking:

  1. A empatia

Para um grande sucesso do seu produto ou serviço, a empatia é uma poderosa ferramenta. Aqui, o caso não é criar uma ferramenta para alguém, mas sim criar com alguém.

O envolvimento de toda equipe faz toda a diferença, promove a colaboração de todos. Antes de criar uma solução para o cliente, é necessário primeiramente entender a necessidade dele, para aí sim resolver o problema.

  1. Definir um alvo.

            Depois de entender o seu cliente, conhecer as suas necessidades, seus problemas e suas percepções, é necessário definir um alvo, colocar foco no processo criativo. 

  1. Idealizar

           É a hora do famoso brainstorm, ou chuva de ideias. É desafiar pressupostos e criar ideias para soluções inovadoras. 

Criar ideias para soluções inovadoras.
  1. Criar um Protótipo.

          Depois de se pensar bastante é a hora de se colocar em prática todas as ideias, para começar a criar soluções.

         Ele é um instrumento de comunicação que ele transmite uma ideia e você aprende com ele, até chegar a uma solução.

  1. Testar a solução

          O último passo é colocar o produto ou serviço no mundo e aprender com os erros e acertos para assim, chegar a uma solução final.

          É hora de ter o feedback e criar soluções práticas e criativas.

E o que mais você precisa saber sobre o Design Thinking?

 

Você acabou de aprender os 5 passos para o sucesso do Design Thinking, mas eles não necessariamente precisam seguir nenhuma ordem específica.

Esses passos podem acontecer em paralelo e repetir interativamente.Assim, você não deve entender as fases como um passo-a-passo a ser seguido.

Portanto  ele deve ser  considerado como fases que contribuem para um projeto inovador em vez de etapas sequenciais.

Então, o Design Thinking é um método interativo e não linear. Isso significa usar continuamente seus resultados para se analisar, questionar e aprimorar hipóteses e seus resultados iniciais. 

Assim, ele nos dá novos insights para que se possa ver qualquer alternativa e soluções que podem não estar disponíveis com nosso nível anterior de entendimento.

 

Como podemos te ajudar a crescer? Entre em CONTATO com a gente!
WhatsApp chat