Blog

MVP – Como ele pode trazer dinheiro para uma Startup

MVP – Como ele pode trazer dinheiro para uma Startup

Antes de falarmos como um MVP pode trazer dinheiro para uma Startup, vamos primeiro entender como esta sigla pequena  pode causar um impacto enorme ao seu produto.

Um MVP é um poderoso diferencial que pode trazer sucesso ao seu negócio, pois se trata de um produto que possui recursos suficientes para atender aos primeiros consumidores e ainda fornecer feedback para desenvolver melhorias futuras no produto.

Para você que tem sangue empreendedor correndo nas veias e gosta de estar por dentro deste mundo que se transforma em questão de segundos.

Vamos então agora descobrir como um MVP pode trazer dinheiro para uma Startup. 

Mas afinal, o que é realmente a MVP? 

 

Aposto que você já ouviu falar ou até mesmo já tem uma ideia de como um MVP funciona, mas ainda fica em dúvida se isto se aplica ao seu produto, certo? 

Assim, um  MVP é entregar uma parte do seu produto que tenha valor para quem vai utilizar e que traga um retorno financeiro para a sua empresa. 

Um MVP tem recursos essenciais suficientes para implantar o produto com eficiência, e os desenvolvedores costumam implantar o produto em um grupo de possíveis clientes, e assim tem uma maior probabilidade de receber feedback.

Esta é uma estratégia que busca evitar a  elaboração de produtos que os clientes não queiram e busca maximizar as informações sobre o cliente.

Um MVP pode ser parte de uma estratégia e processo voltado para a produção e venda de um produto para os clientes, e este processo é um processo utilizado até que seja obtido um produto, ajuste de mercado desejável ou até mesmo que o produto seja considerado não aplicável.

Colocando em outras palavras, como funciona então a MVP?

Quando um cliente chega até nós querendo desenvolver um aplicativo, ele vem cheio de ideias e com um sonho enorme em colocar tudo em prática.

Nós entendemos que isto é normal, mas o tempo de implementação é um pouco demorado. 

E como neste mundo cada vez mais conectado e imediatista, as pessoas mudam rapidamente seus gostos e preferências, e o que é legal hoje, daqui 3 meses pode não ser mais. 

É aí então que a MVP entra em ação: oferecer o mínimo de experimentação do seu produto, mas com um grande valor inicial para o usuário e um retorno ao empreendedor, com um tempo menor de criação.

Um exemplo básico : a sua empresa gostaria de desenvolver um aplicativo que ofereça “marido de aluguel”, onde todo tipo de serviços sejam ofertados, como eletricista, encanador, pintor, pedreiro e outros nesta linha. 

Já quer que o aplicativo tenha tudo isso, e que ainda aceite todas as formas de pagamentos, que exista uma forma de entrar em contato direto com o prestador de serviço, etc. Para desenvolver um aplicativo assim, leva um tempo. 

Então, a MVP traz a solução imediata e simples: desenvolvemos um site totalmente adaptado para celulares e tablets, onde a pessoa possa contratar os serviços e pagar com cartão, por exemplo. 

E através do feedback destes clientes é que se desenvolve todo o resto e daí partimos para um aplicativo que, aos poucos, vai se moldando em cima do que o usuário relata sobre a sua experiência. 

Então por que o MVP é vantajoso para seu negócio? 

 

Você consegue identificar logo de cara o que o seu público necessita, o seu comportamento e também as “falhas” em seu produto antes do seu lançamento integral. 

Esta percepção inicial quanto ao seu produto dá a noção que você necessita para uma inesperada mudança de demanda e não colocar a perder toda a sua expectativa.

Isto é simplesmente demais, não é mesmo?

Ah! E se engana quem pensa que o MVP é simplesmente “entregar algo mal feito para ver no que dá”.

É exatamente o inverso : é entregar algo pequeno, de grande valor e que vai sendo adaptado de acordo com as necessidades e desejos do usuário.

Desta forma, o MVP vai validar a sua ideia, tudo sobre o seu negócio e assim você pode dar um grande passo em direção ao sucesso. 

Por onde começar então? 

Essa é uma ideia do que nós da C4W entendemos e que pode auxiliar na criação do seu MVP, mas existem outras várias formas, como a Lean Inception (falaremos disso em outro artigo).

  1. Reúna seu time e todas as pessoas que fazem parte do processo e que estarão no dia a dia do produto. Isso é importante pois todos devem colaborar.
  2. Basicamente o que você pode fazer é pedir para que todos deem ideias sobre as funcionalidades do produto.
  3. Com todas as idéias, faça uma priorização baseado em:
    1. O que o time entende que das funcionalidades trará lucro para a empresa?
    2. O que entende-se que resolverá o problema do cliente?
  4. Saia com uma lista apenas dos itens que trarão dinheiro para a empresa e comece a desenvolver o produto a partir deles.

Dessa forma você terá um MVP com foco em resolver o problema ou necessidade do seu cliente e o que trará o lucro necessário para o produto começar a ser escalado.

Vamos conversar e mostrar o que um MVP pode fazer pela sua empresa? Entre em CONTATO com a gente!

 

WhatsApp chat