Blog

O que é marketing digital ágil e por que você deve investir?

O que é marketing digital ágil e por que você deve investir?

O marketing digital ágil pode soar como algo enganoso, pois ao ouvir este termo o que se pode imaginar é um cenário onde um redator escrevendo freneticamente uma página da web na velocidade da luz.

Mas, marketing digital ágil por definição é um processo mais rápido e eficiente de coordenas os fluxos de trabalho e privilegiar tarefas, para assim avaliar resultados e iterar com mais rapidez.

Mas o que é marketing digital ágil de fato?

 

Em outras palavras, é um método com foco voltado para o gerenciamento de projetos e se torna vital porque, para se manter no topo da concorrência, os profissionais de marketing precisam se adaptar constante e continuamente a um cenário digital em sucessiva mudança.

O marketing digital ágil não se trata de agir mais rapidamente em uma variedade de projetos.

Ao contrário, ele coloca foco na aplicação de fluxos de trabalho comprovados para dar prioridade a tarefas e realizar os objetivos de sua equipe de marketing com mais eficiência.

Marketing digital ágil- uma ferramenta útil

 

Quando se utiliza uma abordagem ágil de marketing digital, trabalhando com uma mentalidade semelhante a scrum e implementando sprints, é mais fácil para se definir os recursos necessários e agendar projetos com base no valor e na complexidade dos negócios.

Com iniciativas sólidas, o restante da equipe pode se comprometer em seguir a linha do tempo planejada, e realizar tarefas de baixa prioridade podem ser arquivadas em favor de demandas mais valiosas.

3 Benefícios do marketing digital ágil

 

É válido começar a pensar sobre implementar o marketing digital ágil em seus negócios

Fortalecer a agilidade da sua equipe de marketing é útil em todos os tipos de empresas.

Após analisar os seguintes benefícios é válido começar a pensar sobre implementar o marketing digital ágil em seus negócios:

  1. Melhor cooperação de equipe

A capacidade de comunicar atualizações de status dentro de da equipeestar na mesma página pode revelar a diferença entre um sprint bem-sucedido e uma falha colossal.

No processo do marketing digital ágil, entretanto, garante que não é necessário manter todos informados.

Podem ser sinalizados tópicos que devem ser discutidos apenas por membros específicos da equipe como um item “pós-conversa”.

Com isso pode-se evitar perder um tempo valioso dos membros da equipe que não são fundamentais para alcançar uma solução e também resolver com mais agilidade um problema coletivo entre os colaboradores de um projeto.

  1. Maior transparência

Fazer o uso de software para uma coprodução de projetos sem uso de correio eletrônico é uma excelente ferramenta, pois desta forma outros membros da equipe de marketing não são bombardeados com distrações externas.

Ao fazer isso, o proprietário do projeto decide se uma solicitação será adicionada ao backlog de desenvolvimento e, em seguida, trabalha com a equipe para priorizar a tarefa.

Esse nível de transparência entre os departamentos é uma a chave para a inovação e sucesso.

Esse modelo de designação do projeto tem benefícios claros para as várias solicitações internas e externas que uma equipe de marketing pode receber.

Mas as outras equipes da empresa, como vendas e atendimento ao cliente, podem se aperfeiçoar com este comportamento de trabalho dos membros da equipe e ter uma visão mais caracterizada do que outros departamentos estão lidando.

  1. Ajustes em tempo real

O marketing digital ágil revela mais do que apenas trabalhar de forma mais inteligente em um prazo mais curto.

Esta é maneira eficiente de ajustar seu fluxo de trabalho rapidamente pois pode ser que quando se está no meio de uma janela de projeto de duas semanas, é possível que encontre se alguns problemas.

Na abordagem tradicional, provavelmente se aguardaria uma revisão mensal ou trimestral para colocar em prática as alterações necessárias.

Mas com o marketing digital ágil, se faz a utilização das ferramentas necessárias para fazer ajustes em tempo real e a qualquer momento.

Essa força ajuda a garantir o gerenciamento adequando as expectativas e, idealmente, cumprir os prazos a cada sprint.

Para finalizar, o marketing digital ágil não se trata de uma “moda passageira” que em breve perderá força.

E embora essa abordagem de marketing seja uma abordagem relativamente nova, os profissionais de todos os setores a estão efetivantodo rapidamente em seus fluxos de trabalho.

Mudar sua abordagem de marketing pode ser intimidante, mas pode ser a principal opção que a sua empresa necessita não apenas se destacar da multidão, mas também se tornar um líder no mercado.

Se você estiver interessado em aprender como a C4W Labz pode tornar sua empresa mais ágil, entre em CONTATO!

 

 

WhatsApp chat