Blog

Lean Inception – o que é?

Lean Inception – o que é?

O Lean Inception diminui drasticamente o problema de entendimento do que deve ser desenvolvimento em um projeto de APP/Sistema.

Os projetos ágeis dão ênfase na entrega rápida e contínua de software, ao qual o valor vem dos objetivos de negócios e das necessidades dos clientes.

E o desenvolvimento do produto através da Learn Inception proporciona essa entrega de valor, promovendo a liberação incremental de um produto mínimo viável – MVP (uma versão simples de um produto que é fornecida aos usuários para validar as principais premissas comerciais).

E como solucionar então o que deveria estar no MVP e iniciar um projeto ágil o mais rápido possível?

Como assegurar que a equipe comece a criar o produto com um entendimento compartilhado e um plano eficaz?

Lean Inception, o início de um projeto ágil

 

O método ágil não tem uma regra inicial, mas, na prática, é necessário se fazer algo.

Normalmente a equipe do projeto se reúne por algumas semanas, fazendo muitas atividades antes de iniciar o trabalho de entrega.

As elaborações variam de projeto para projeto, mas normalmente geram alinhamento entre o negócio e o pessoal técnico, e criam uma lista ordenada de histórias de usuários com estimativas, juntamente com um plano de liberação.

Por que Lean Inception?

 

O Lean Inception é válido quando a equipe precisa desenvolver iterativamente um MVP, sendo a  essência principal de um MVP ser algo que é construído para saber se vale a pena continuar com o desenvolvimento daquele produto.

Assim, os recursos são escolhidos com base no teste de suposições do que pode ser valioso para os usuários.

Para isso, se faz necessário  entender quem são os usuários, o que eles fazem e o que o produto suporta e como medir se ele vai ser realmente útil.

Os grandes projetos consideram uma “criação enxuta” bastante valiosa para começar rapidamente e ser orientada para trabalhar em um estilo enxuto.

Esse início cria iterações iniciais projetadas para se encontrar e testar quais recursos são realmente reconhecidos por seus usuários.

As organizações menores (como a exemplo,  as startups) usam o lean inception para ter uma idealização que foi testada por alguns MVPs anteriores ao software e transformá-lo em um produto de software.

O lean inception fundamenta-se em uma série de atividades, usualmente programadas ao longo de uma semana.

O lean inception fundamenta-se em uma série de atividades, usualmente programadas ao longo de uma semana.
O lean inception fundamenta-se em uma série de atividades, usualmente programadas ao longo de uma semana.

Paulo Caroli define Lean Inception como “uma receita, uma sequência de atividades colaborativas e dinâmicas que criarão a tela MVP, uma representação visual da evolução do produto lean e do plano de criação.”

O objetivo é responder à pergunta “Como garantir equipe começa a criar o produto com um entendimento compartilhado e um plano eficaz? ”

Um lean inception é útil quando a equipe precisa elaborar iterativamente um MVP.

A concepção do Lean Inception não é formar a solução, mas elaborar rascunho do que ela pode vir a ser e utilizar um prazo curto de 7 dias, reduzindo ao máximo o produto e sem dar atenção e foco em funcionalidades que não são necessárias naquele momento.

Este é um processo que depende de colaboração, assim é melhor que se tenha uma máxima  interação entre os desenvolvedores, gerentes e diretores, e outras pessoas que forem colaborar  de alguma maneira do andamento da solução.

Por ser colaborativo, é interessante se utilizar de ferramentas que ajudem todo o processo, como o brainstorm e o design thinking. Assim, todos conseguem ajudar com ideias para o produto final.

Assim podemos dizer que lean inception é reduzir o tempo hábil para a criação de produtos digitais, algo vital para empresas que empreendem no setor de tecnologia e necessitam de respostas e ações ágeis para o mercado.

O resultado dessa agilidade é a economia de recursos financeiros e de tempo, já que assim as empresas reagem rapidamente aos desejos dos usuários.

Vamos crescer o seu negócio? Entre em CONTATO com a gente!
WhatsApp chat