Blog

Desenvolvimento Ágil – 5 Estratégias para Implantar

Desenvolvimento Ágil – 5 Estratégias para Implantar

Construir a confiança e vencer a inércia organizacional é fundamental para a adoção de desenvolvimento ágil.

Você sabia que empresas têm a intenção de adotar ou já adotaram uma estratégia de negócios digitais, mas apenas metade dessas organizações adotou totalmente essa abordagem?

Isso naturalmente acontece à medida que mais e mais empresas se dedicam a uma estratégia digital primeiro, e os líderes de equipe estão mais obrigados do que nunca a oferecer resultados com mais rapidez, ajustar-se às mudanças nas necessidades de negócios e clientes e trabalhar mais para seguir o ritmo das mudanças tecnológicas.

E há  dois fatores que ajudam para o nível deste desconforto de uma organização com os princípios do Desenvolvimento Ágil:

  •   Inércia Organizacional

Os processos de compras, jurídicos, de TI e projetos de governança que muitas organizações usam para projetos digitais estão fundamentados em uma mentalidade da cascata há décadas, assim eles são naturalmente muito lentos para mudar.

Para complicar ainda mais as coisas, o modelo processo de porta de estágio que alguns conselhos executivos empregam para supervisionar grandes projetos também é o modelo de cascata.

  • Confiança interna e com parceiros

As perspectivas são tipicamente muito atraídas pela velocidade do Desenvolvimento Ágil, mas riscos desnecessários são percebidos ao trabalhar com um novo parceiro de forma ágil – o que é perfeitamente compreensível.

Quanto maior o relacionamento com os clientes e quanto mais confiança é conquistada, mais fácil é de se trabalhar de maneira ágil.

A verdade é que são poucas as organizações que conseguem abordar o desenvolvimento de softwares de maneira “puramente ágil”.  A grande maioria aplica uma abordagem mais híbrida.

Vamos conhecer agora as cinco estratégias para implantar o Ágil, que podem auxiliar as organizações a avançar no sonho em direção aos métodos do desenvolvimento ágil.  

Essas ideias podem ser aplicadas tanto no contexto de relação agência / cliente digital quanto ao relacionamento interno de TI/clientes.

E quais são as 5 Estratégias para Implantar o Ágil?

 

 

  1.  Colabore com frequência (se possível, diariamente)

Um exemplo em que a estreita colaboração é essencial é a criação de histórias de usuários e critérios de aceitação, que documentam os requisitos funcionais. 

Quando a equipe lê coletivamente, fornece feedback e aprova as histórias de usuários à medida que são escritas, isso garante que possíveis mal-entendidos sejam resolvidos rapidamente e que todos entendam o que será criado. 

Uma história de usuário não será transferida para o desenvolvimento até que seja aprovada para viabilidade técnica e também pelas partes interessadas do projeto.

  1. . Demonstre transparência 

Com a utilização de ferramentas específicas, todos os membros da equipe do projeto podem ter acesso total a informações detalhadas em tempo real sobre o progresso do projeto. 

Quando planejados com uma prática de refinar continuamente as estimativas, esses relatórios são ferramentas  de projetos altamente eficazes.

  1. Pense em um MVP

Os desconfiados podem pensar de forma errada que o trabalho ágil é sem estrutura e, portanto, incerto.

Mas começar o desenvolvimento sem todas as exigências finalizadas não é o mesmo que começar sem requisitos.

Todos os envolvidos no projeto precisam concordar de forma colaborativa sobre um MVP (ou Produto Mínimo Viável) que precisa  ser entregue para o primeiro lançamento público.

Esta  viabilidade mínima não significa entregar a metade da conclusão – um MVP ainda deve criar uma experiência de usuário lógica e agradável na versão, mesmo que haja ambições de adicionar mais funcionalidades com o passar do tempo.

  1. Seja ágil e utilize o modelo cascata ao mesmo tempo

Utilizar uma abordagem variada pode ser altamente eficiente.

Por exemplo, trabalhando dentro do contexto de um orçamento anual, o modelo cascata é usado para descoberta, projeto e análise técnica em um grupo de projetos, todos em ação  paralelamente.

Isso cria um backlog para a equipe de engenharia que muda de um projeto para o próximo, dependendo das prioridades.

  1. Dê apoio ao seu patrocinador executivo – eles podem ajudá-lo

Acelerar a construção  de sistemas sem o endosso executivo comprometido é quase impossível.

E cabe à equipe do projeto usar as ferramentas e o pensamento descritos acima para apoiar seu patrocinador executivo.

Ele ou ela deve estar bem preparado para discutir métodos ágeis com colegas e responder com segurança a perguntas e preocupações.

Quando os clientes adotam a metodologia de desenvolvimento ágil, eles não podem imaginar trabalhar de outra maneira.

Faz-se tudo o que se pode para facilitar e apoiar aos clientes em seu caminho para serem mais ágeis.

Vamos conversar sobre o que podemos fazer pela sua empresa? Entre em CONTATO com a gente!
WhatsApp chat